•  sábado, 20 de abril de 2024

Biden: ‘Não seremos um terceiro mandato de Obama’

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que seu governo não será um “terceiro mandato de [Barack] Obama”, de quem foi vice durante oito anos. A declaração foi dada nesta terça-feira (24) em sua primeira entrevista exclusiva desde a eleição de 3 de novembro.

“Não seremos um terceiro mandato de Obama”, disse Biden ao programa Nightly News da rede norte-americana NBC.

Biden disse ainda que sua administração quer representar todo o “espectro do povo americano, assim como todo o espectro presente dentro do Partido Democrata”. Ele disse que deverá enfrentar “desafios únicos”, que não existiam quando foi vice-presidente dos EUA.

“Estamos em um mundo totalmente diferente do que estávamos durante a administração Obama-Biden”, disse o democrata. “O presidente [Donald] Trump mudou todo o cenário.”

Biden disse também que não exclui a possibilidade de indicar, para o seu governo, algum republicano que tenha declarado seu voto em Trump.

“Eu quero esse país unido”, disse Biden.

A entrevista foi concedida no mesmo dia em que o presidente eleito apresentou formalmente parte da equipe do novo governo. A gestão do democrata vai colocar, pela primeira vez na história do país, uma mulher na chefia da inteligência dos EUA e um latino na Segurança Interna e imigração.

O atual governo autorizou na segunda (23) o início oficial da transição aos nomeados por Biden — o site oficial do time democrata ganhou inclusive o endereço com final .gov. A medida foi tomada a contragosto por Trump, que ainda tenta reverter a derrota alegando fraude, sem prova nenhuma.

G1

Ler Anterior

Casos de síndrome respiratória aguda grave voltam a crescer no Brasil pela 1ª vez desde julho, aponta Fiocruz

Ler Próxima

24 estados precisam aumentar investimentos em saneamento para atingir metas da nova lei do setor