•  quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Responsabilidade e esperança marcam o retorno às aulas nas escolas municipais de Itupeva

Com muita responsabilidade e esperança os profissionais da Educação de Itupeva receberam nesta segunda-feira (22/02), os alunos nas unidades escolares municipais, durante o retorno presencial gradual e não obrigatório.

As escolas recepcionaram os estudantes e a comunidade escolar estruturadas com equipamentos de proteção individual, seguindo os protocolos sanitários e de saúde, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Além disso, o fluxo de alunos neste período é bem reduzido – até 35%. A esperança entre os profissionais está presente nesta nova etapa. Elaine Rossini Atoatte, que atua como coordenadora pedagógica na EMEFEI Vereador Laerte Retondo, no Rio das Pedras, comentou que a ansiedade era grande para este início de ano letivo. “O dia de hoje foi marcado pelo retorno dos alunos. Foi um momento de muita ansiedade para os pais, responsáveis, estudantes e também para os professores, pois se trata de uma realidade completamente diferente daquilo que estávamos acostumados anteriormente. É uma verdadeira adaptação que todos estão vivenciando, se adequando ao uso de protocolos sanitários e de saúde. Porém, é um tempo para aliviar a saudade dos amigos, da vivência e do ambiente escolar. Estou otimista e com esperança que tudo dará certo.”

Vanessa Mativi, diretora da mesma unidade escolar, ressaltou que é um momento muito importante para a Educação de Itupeva. “Hoje, foi um dia muito importante para a Educação em Itupeva, porque chegou a hora de retornar com segurança. Desta maneira, este retorno está sendo gradual, e não obrigatório. As orientações foram transmitidas às famílias nas reuniões de pais e responsáveis, onde puderam optar pelo ensino presencial ou pelo Programa Educação Domiciliar. Todas as medidas e protocolos sanitários estão sendo tomados para garantir a segurança de todos.”

Já a supervisora escolar, Ana Paula Balarin, explicou que a preparação dos profissionais de Educação foi fundamental para o retorno. “A preparação para a retomada das aulas presenciais foi essencial para todos os profissionais da Educação, que foram devidamente orientados e formados para este momento, trazendo tranquilidade, organização, envolvimento e receptividade a todos os envolvidos.”

A professora Andréa Lima, que também exerce atividades na EMEFEI Vereador Laerte Retondo, salientou que os alunos, pais, responsáveis e professores viviam uma grande expectativa quanto ao retorno das aulas presenciais. “Este primeiro momento, foi marcado pelo acolhimento aos estudantes, focando a questão socioemocional, ou seja, como estão encarando este momento de pandemia, e também o retorno à escola. Portanto, acredito que a segurança e a tranquilidade virão gradativamente, já que estamos vivendo algo novo e que requer adaptação.”

O secretário de Educação, Fábio José de Andrade, considerou positivo o retorno das aulas presenciais. “Estamos seguindo todos os protocolos necessários para proporcionar um retorno com segurança tanto para os alunos, quanto para os profissionais da Educação. O acolhimento aos estudantes é fundamental neste momento, para sabermos como foi a vivência da criança distante da escola neste período, trabalhando as questões socioemocionais e pedagógicas.”

RETORNO ÀS AULAS (7)

RETORNO ÀS AULAS (12)

RETORNO ÀS AULAS (1)

RETORNO ÀS AULAS (2)

RETORNO ÀS AULAS (9)

RETORNO ÀS AULAS (11)

PRINCESAS VOLTA ÀS AULAS (5)

PRINCESAS VOLTA ÀS AULAS (4)

Ler Anterior

Os 4 hábitos de Bill Gates que separam os sonhadores dos fazedores

Ler Próxima

Prefeitura de Itupeva disponibiliza link para consulta da lista de espera das creches municipais