•  quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Programa Retornando com Responsabilidade: escolas da Rede Municipal de Itupeva estão prontas para acolher os estudantes na segunda (22/02)

Com o retorno das aulas na próxima segunda-feira (22/02), as unidades escolares e profissionais da Rede Municipal de Itupeva estão preparados para receberem os estudantes.

“Todas as escolas contam com tapetes desinfectantes, aparelhos de aferição de temperatura, placas de sinalização, suportes de detergente e álcool em gel distribuídos pelos ambientes, reserva de máscaras descartáveis, suportes de pé para higienização das mãos e nebulizadores costais para a desinfecção de ambientes. Além disso, todos os profissionais da Educação receberam formação sobre os novos protocolos e procedimentos”, explica o secretário de Educação, Fábio José de Andrade.

O retorno das aulas presenciais não será obrigatório, cabendo às famílias a opção da continuidade do Ensino Remoto, por meio do Programa Educação Domiciliar, ou pelo retorno parcial e gradual, a partir do ensino híbrido, em que parte das atividades serão realizadas presencialmente e outra por meio remoto.

Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Educação vem se preparando para este momento. “Trata-se de um grande desafio. Temos que garantir o direito à aprendizagem das crianças e a segurança tanto delas, quanto dos profissionais de Educação. O retorno será parcial, e teremos o limite de 35% das turmas, em sistema de revezamento. Os espaços foram preparados, de acordo com o protocolo sanitário e de saúde. Serão respeitados o distanciamento, bem como o fluxo de entrada e saída de alunos. Já com relação à alimentação, a mesma seguirá rígidos protocolos de segurança, e o tempo na primeira etapa deste retorno será de, no máximo, duas horas diárias”, ressalta o secretário.

O Plano de Retorno das Aulas Presenciais prevê neste primeiro momento, como proposta pedagógica, o acolhimento das crianças, considerando que elas não estão retornando de férias, mas sim, de um longo período de isolamento social. “Nesta primeira etapa, o plano pedagógico de retorno às aulas presenciais tem como objetivo além do acolhimento, a sondagem, investigação pedagógica e o estímulo às atividades lúdicas para retomar os vínculos e a rotina escolar. Os professores foram orientados a utilizar os espaços abertos das unidades, para que as aulas não se limitem à sala de aula em si”, ressalta Fábio.

Saiba mais – Com relação às crianças matriculadas nas creches municipais, nos dias 22 e 23 de fevereiro, serão realizadas reuniões de pais e responsáveis. A previsão de retorno parcial e gradual é a partir da primeira semana de março.

RETORNANDO COM RESPONSABILIDADE (2)

RETORNANDO COM RESPONSABILIDADE (4)

RETORNANDO COM RESPONSABILIDADE (5)

RETORNANDO COM RESPONSABILIDADE (6)

RETORNANDO COM RESPONSABILIDADE (7)

RETORNANDO COM RESPONSABILIDADE (8)

RETORNANDO COM RESPONSABILIDADE (9)

RETORNANDO COM RESPONSABILIDADE (1)

 

Ler Anterior

Prefeito recebe visita do deputado federal Gilberto Nascimento

Ler Próxima

Cajamar foi selecionada pelo Governo de São Paulo para aderir ao Programa Prospera Familia