•  terça-feira, 05 de março de 2024

Prefeitura realiza mais de 400 exames de endoscopia em Itupeva

A Prefeitura de Itupeva realizou a aquisição de diversas especialidades de exames, tudo com o objetivo de zerar e diminuir a fila de espera. Depois da mamografia agora é a vez da endoscopia. Os exames estão sendo feitos desde a última semana e seguem no mês de dezembro.

Os profissionais da Secretaria de Saúde foram remanejados para a realização dos exames, que são feitos no Hospital Municipal, tendo em vista a possibilidade de haver alguma complicação com o paciente.

Os pacientes estão sendo avisados da marcação, desde o fim do mês de novembro, por meio de ligações da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Inclusive, a pasta solicita à população que não falte na data agendada e avise em até 24 horas a desistência. “Na última semana fizemos 83 agendamentos e destes 16 faltaram. Pedimos a contribuição da população nessa questão, pois podemos encaixar outro paciente que está na espera”, disse o secretário interino de Saúde, Wellington do Amaral Trindade.

O que é o exame? A endoscopia é feita por meio de um tubo flexível, que coleta imagens em tempo real do aparelho digestivo, do esôfago ao duodeno, passando pelo estômago. O exame permite diagnosticar doenças, como refluxo, gastrite, úlcera e câncer – a identificação precoce possibilita o tratamento adequado e amplia significativamente as chances de cura.

Ler Anterior

Prefeito assina convênio para asfalto entre Monte Serrat e Horizonte Azul em Itupeva

Ler Próxima

Começa escavação de obras do piscinão em Várzea Paulista