•  quinta-feira, 25 de abril de 2024

‘O Novelo’ marca a abertura oficial de exibição de filmes no Cine Teatro

O longa-metragem recebeu dois importantes prêmios no 49º Festival de Gramado

'O Novelo' marca a abertura oficial de exibição de filmes no Cine Teatro

Marcão Marchi explicou que mais ações de Cultura estão planejadas na retomada das atividades

Na semana em que Itupeva recebeu o Festival Fuchs de Cultura e retomou as atividades culturais paralisadas por conta da pandemia da Covid-19, a população pôde assistir neste sábado (20), depois de seis décadas, um filme na cidade. A pré-estreia do longa-metragem ‘O Novelo’, baseado na peça de mesmo nome de Nanna de Castro, marcou o início das exibições da sétima arte no Cine Teatro.

O prefeito Marcão Marchi esteve presente e comentou a relação de Itupeva com o cinema. “É um orgulho ver um filme passar numa sala de cinema em Itupeva novamente. Na década de 60 meu avô abriu um cinema aqui na cidade. Era um local onde as pessoas se reuniam para assistir filmes e seriados da época. Hoje eu, que sou neto do José Marchi, estou aqui para assistir o primeiro filme no Cine Teatro. Sempre digo que a cultura está no meu sangue. Deixo claro que esse é só o começo”, comentou o prefeito Marcão Marchi.

O vice-prefeito e secretário de Governo e de Turismo e Desenvolvimento, Alexandre Mustafa, destacou a retomada das atividades culturais no município. “Estamos no caminho certo. Dois eventos culturais na mesma semana representam uma significativa retomada das atividades, não só econômicas, mas culturais. Ver o Cine Teatro aberto para o público com um filme premiado é gratificante”, disse.

Para Valdirene Pavan, secretária de Agricultura e Cultura, a abertura do Cine Teatro com exibições de filmes é um sonho. “Pra nós que nascemos ou crescemos na cidade, ter um cinema em Itupeva parecia algo muito distante, mas hoje estarmos aqui com a exibição de filmes no Cine Teatro. É a realização de um sonho”, afirmou Valdirene.

A vereadora Ana Paula Marciano participou do evento e ressaltou a importância do Cine Teatro para a cultura da cidade. “Sou muito feliz de poder fazer parte de uma gestão que pensa na cultura da cidade. Quando o Marcão assumiu a Prefeitura, esse local só tinha mato. Estava abandonado e esquecido. Hoje um é lugar bonito, em que podemos usar o espaço para fomentar ainda mais a cultura do nosso município” completou.

O filme – ‘O Novelo’ foi baseado na peça de mesmo nome de Nanna de Castro e produzido por Luciano Reck e Diego Freitas da Parakino Studio. A produção recebeu dois importantes prêmios no 49º Festival de Gramado: Melhor Ator e Melhor Filme pela escolha do público, além da menção honrosa pela atuação de Isabel Zuaa e do elenco infanto-juvenil.

“Estou muito feliz. Diria que duplamente feliz, pois Itupeva está inaugurando um espaço cultural e estamos tendo o privilegio, com ‘O Novelo’, de ser o primeiro filme a ser exibido”, comentou Nanna de Castro, que participou do evento por vídeo.

Dia Nacional da Consciência Negra – O filme também marcou a comemoração do Dia da Consciência Negra, celebrado no sábado (20). O prefeito Marcão Marchi e o vice-prefeito Alexandre Mustafa foram presenteados com camisetas, pelos representantes de Itupeva, do Centro de Equidade Racial, Solange Lacerda e Doni Lopes.

“Presenteamos o prefeito e o vice-prefeito com uma camiseta do ‘1º Fórum SP Afro Brasil 2021’ e a ‘1ª Expo Internacional da Consciência Negra’, iniciativas do Governo do Estado de São Paulo para implantar equipamentos destinados ao reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, bem como para promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça, cidadania e enfretamento ao racismo. A cidade de Itupeva está entre os municípios que trabalhará para promover a história e cultura afro-brasileira através de seus representantes”, explicou Solange Lacerda.

“Quando fui vereador, criei a Lei Municipal que determina a criação da Semana da Consciência Negra. Sou muito feliz por essa Lei. Precisamos usar este momento para refletir sobre este assunto. Infelizmente ainda vemos muitos atos de racismo e isso precisa acabar”, ressaltou o prefeito Marcão Marchi.

A Lei Municipal nº 1528 da Semana da Consciência Negra foi instituída em Itupeva no dia 18 de agosto de 2005.

Por questões técnicas não haverá exibição neste domingo (21).

01 (1)
Alexandre Mustafa destacou a retomada das atividades culturais no município

01 (3)
O evento também marcou a comemoração do Dia da Consciência Negra

01 (2)222
Filme foi baseado na peça de mesmo nome de Nanna de Castro

Ler Anterior

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Itupeva nesta terça (23)

Ler Próxima

Mais de 70 artistas se apresentam em cinco dias de Festival Fuchs; cultura comemora retomada