•  quinta-feira, 25 de abril de 2024

Profissionais do CREAS e do CRAS conduziram a ação destinada aos moradores do Parque das Hortênsias

Junho Violeta: ação no CRAS Parque das Hortênsias encerra programação de atividades

Prefeitura promoveu ações no mês de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa

 

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Parque das Hortênsias foi o local escolhido para o encerramento das ações alusivas à campanha ‘Junho Violeta’. No equipamento de proteção social básica, moradores do bairro participaram, na manhã desta quinta-feira (23), de uma roda de conversa que tratou sobre a conscientização a respeito da prevenção da violência contra a pessoa idosa.

Neste encontro, técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em conjunto com a equipe do CRAS, apresentaram detalhes sobre o tema, os tipos de violência e sinais de alerta sobre possíveis violações.

“Atualmente, o brasileiro tem vivido mais, aumentando a população idosa. No entanto, pouco se fala sobre a questão da violência contra a pessoa idosa. Portanto, o encontro de hoje teve esse objetivo de conscientizar à população”, explicou Ivana Ribeiro, que atua como coordenadora do CREAS.

Caroline Palamarczuk, que trabalha como coordenadora do CRAS Parque das Hortênsias destacou a importância desta ação preventiva no bairro. “Este encontro proporcionou muitas informações a respeito desta temática, considerando que os munícipes têm em suas famílias e no convívio social pessoas idosas, as quais precisam ter seus direitos garantidos”, disse.

Quem acompanhou a roda de conversa foi o morador do Parque das Hortênsias, Genilson Andrade de Souza. Ele salientou que este assunto precisa ser discutido sempre e aprovou a iniciativa. “Eu achei essa campanha bem interessante, aliás, eu nunca tinha ouvido falar sobre o ‘Junho Violeta’. O acesso à informação é imprescindível e agregou muito conhecimento a respeito dos cuidados que todos devem ter com os idosos”, comentou.

Sobre a campanha – Na quarta-feira (22), uma roda de conversa com essa mesma temática foi realizada no CRAS Monte Serrat.

 

Por que ‘Junho Violeta’?

A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com objetivo de desenvolver uma consciência mundial, social e política contra esse segmento. No mês de junho organização da sociedade civil, órgãos públicos e privados, profissionais e simpatizantes unem esforços para potencializar as ações e informações sobre a causa.

 

Para denunciar entre em contato com:

Ouvidoria Municipal: 156

WhatsApp Direitos Humanos: (61) 9656-5008

Disque: 100

 

Atendimento ao Idoso (Proteção Básica)

CRAS Parque das Hortênsias: (11) 4593-1391

CRAS Monte Serrat: (11) 4591-3796

 

 

Atendimento ao Idoso (violações)

CREAS: (11) 4496-9681

 

 

Emergência

Polícia Militar: 190

Guarda Civil Municipal: 153 e (11) 4591-1210

Ler Anterior

Skate adaptado para pessoas com deficiência é nova ferramenta de inclusão em Itupeva

Ler Próxima

Demandas são apresentadas ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento