•  quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Aumento vem sendo registrado tanto nas UBSs quanto no Hospital

Itupeva registra aumento de casos de gripe; Saúde alerta para manter cuidados

Uso de máscara e evitar aglomeração ainda são as principais ações para evitar a contaminação

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, assim como tem todas as cidades da região, Itupeva também tem registrado aumento nos casos de síndromes gripais. A Saúde alerta para os protocolos sanitários que devem ser seguidos.

A secretária de Saúde, Luciane Alves da Cunha, detalha a situação do município. “Tivemos um aumento de quase 66% de casos em adulto em 7 dias. Já em crianças, registramos 30% de aumento. A maioria deles de gripe forte, que acabam se enquadrando na H3N2, a nova cepa de gripe”, disse ela. “Precisamos que a população se cuide, para evitar que a situação piore”, acrescentou.

O aumento vem sendo registrado tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS e USF) quanto na rede de emergência e urgência do município, no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida.

A partir da indicação dos profissionais de saúde, os pacientes com sintomas gripais são testados para Covid-19. Caso seja descartado o diagnóstico do novo coronavírus, o paciente recebe outras orientações para o tratamento da gripe.

O Ministério da Saúde define como casos de síndrome gripal: febre alta seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

Cuidados – A Saúde reforça a importância do distanciamento social, do uso de máscara de proteção e, em casos de sintomas, evitar contato com outras pessoas.

Ler Anterior

Com aumento de casos, Itupeva implanta Unidade Respiratória para sintomas de gripe

Ler Próxima

Presidente tem melhora clínica e não deve ser submetido à cirurgia