•  sábado, 20 de abril de 2024

Neste sábado (11) foram imunizados pela UVZ, o total de 100 animais, entre cães e gatos

Itupeva inicia novo ciclo de vacinação contra raiva animal

A Prefeitura de Itupeva iniciou, neste sábado (11) no Cemeb José de Oliveira, no bairro Pacaembu I, o novo ciclo de vacinação contra raiva animal de 2023.

Os atendimentos por parte da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) foram realizados, mediante agendamento efetuado pelos tutores, que optaram pelo melhor horário de vacinação.

De acordo com a médica veterinária da UVZ, Jane Fraga, neste sábado foram imunizados 100 animais, entre cães e gatos. “A vacinação transcorreu bem. Os munícipes receberam muito bem a nova forma de agendamento. No entanto, foram registradas 50 ausências, que acabam dificultando o processo de imunização da população animal”, alertou.

Quem aprovou a forma de agendamento disponibilizada pela Prefeitura, bem como, o atendimento da UVZ e levou seus dois gatos (Téo e Mingau, de 5 anos) e a labradora, Luna, de 3 anos, para serem imunizados foi a moradora da Gleba Santa Isabel, Rosimeire Vivoti “O agendamento on-line foi uma ótima ideia, pois durante o atendimento não houve aglomeração de tutores e seus animais, que chegaram exatamente no horário escolhido, nesta ação de suma importância para a saúde dos pets”, ressaltou.

Opinião semelhante foi compartilhada pelo morador Severino da Silva Alves, que reside no Jardim Guiomar. Ele esteve na unidade escolar e levou seu animal de estimação para ser vacinado, o cão da raça pinscher, Duque, de 1 ano e 5 meses. “A vacinação antirrábica é uma excelente iniciativa que acontece na cidade, em prol da saúde dos animais. O atendimento foi rápido, assim como o agendamento on-line, que proporciona facilidade aos tutores”, salientou.

Sobre a vacinação antirrábica em Itupeva

Trata-se de uma ação de rotina, realizada sempre aos sábados, durante o ano todo, em 10 pontos fixos distribuídos pelos bairros, mediante agendamento prévio.

O objetivo é imunizar cães e gatos contra a raiva, doença transmitida por vírus tanto para o homem como para o animal. Em 2022, foram vacinados 1.600 animais e a expectativa é ultrapassar esse número.

A vacinação está liberada para todos os cães e gatos do município a partir de 3 meses de vida. “Por ser uma vacinação anual, orientamos que aqueles animais vacinados em 2022, que já tenham 1 ano de intervalo, sejam imunizados novamente. Pedimos que os tutores façam o agendamento e protejam seus bichinhos”, detalhou Jane Fraga. “Também recomendamos aos tutores que não puderam vacinar seus animais em 2022 acessem o site da Prefeitura e agendem a vacinação no primeiro semestre do ano”, complementou.

As agendas de vacinação estão disponíveis sempre com um mês de antecedência e conforme o cronograma for cumprido, novas datas serão liberadas no site da Prefeitura. O agendamento deve ser feito neste link: https://www.itupeva.sp.gov.br/prefeitura/unidade-de-vigilancia-em-zoonoses-de-itupeva-uvz/vacinacao-animal

 

Sobre a doença

A transmissão da doença ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Uma vez infectado, o paciente tem o sistema nervoso central afetado. A raiva é uma doença letal e a vacinação de cães e gatos é um dos pontos importantes para o controle da doença dentro do município de Itupeva.

 Confira as próximas datas e locais de vacinação:

 25/02/2023: Complexo Esportivo Dorival Raymundo – Jardim São Vicente

04/03/2023: Cemeb Fazenda Pinheiros – Cafezal 1

11/03/2023: Cemeb Mário Covas – Vila Independência

25/03/2023: Cemeb José Leme do Prado Filho – Santo Antônio

01/04/2023: Cemeb Maria Stela Sales Izzo – Parque das Hortênsias

15/04/2023: Cemeb Laerte Retondo – Nova Monte Serrat

29/04/2023: Cemeb Jacob Victor Levis – Guacuri

06/05/2023: Cemeb Professora Thereza A. Lourençon – Vila São João

_MG_3315

_MG_3348

_MG_3402

_MG_3335

_MG_3382

Ler Anterior

Turismo realiza primeira oficina participativa do Plano Diretor; inscrições abertas

Ler Próxima

SP proíbe exigência do comprovante do cartão de vacina contra covid-19