•  sexta-feira, 29 de março de 2024
Faça Bonito: Palestra tratou de violência contra crianças e adolescentes

Faça Bonito: Palestra tratou de violência contra crianças e adolescentes

Na noite dessa quarta-feira (29), a Câmara Municipal recebeu mais um importante evento social, dessa vez sobre Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Organizada pela Escola do Legislativo da Câmara, em parceria com o Conselho Tutelar, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e a Secretária de Desenvolvimento Social, a atividade fez parte da Campanha “Faça Bonito”, que trata do tema em todo o país.

A presidente da Câmara, vereadora Tatiana Salles, deu as boas-vindas aos palestrantes e aos presentes, destacando a importância do assunto. Os vereadores Ana Paula Marciano e Ezequiel Alves também acompanharam.

Em seguida, o delegado titular de Itupeva, Dr. Orli de Moraes, iniciou a palestra, trazendo informações da área penal, falando sobre o perfil de vítimas e agressores, entre outras questões. “O vulnerável pode ser qualquer pessoa que tenha sua vontade diminuída diante de um agressor, mas principalmente crianças e adolescentes, que têm muito menos condições de se defender”, explicou o profissional que, com 30 anos de carreira na Polícia Civil, ainda destacou a importância de se investir na prevenção, atacando a causa e não o efeito, com urgência. “O problema é hoje, é grave, não está longe, está acontecendo agora”.

Na sequência, a assistente social Flávia Felisardo e a psicóloga Ivana Aparecida Ribeiro, ambas do CREAS, que atende indivíduos famílias em situação de ameaças ou violação de direitos, aprofundaram o tema, explicando que a violência sexual pode ocorrer de duas formas (pelo abuso ou pela exploração), definindo cada um deles; abusos com e sem contato físico – esse, muitas vezes mais difícil de ser identificado.

Durante a palestra, as profissionais ainda abordaram assuntos como o papel a mídia, a cultura do estupro e fizeram uma interessante relação sobre “mito ou verdade” de afirmações comuns em casos de abuso. Por fim, orientaram como alguns indicadores podem ajudar a identificar uma vítima e como proceder.

Segundo apresentado, “implementar ações e ferramentas para atender a criança e o adolescente, evitando a revitimização destes; construção municipal do fluxo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual; e articulação com as redes de proteção à criança e adolescentes: assistência social, conselho tutelar, escolas, judiciário, saúde, segurança pública, entre outros”, são os principais desafios e possibilidades no combate ao abuso.

“Essa campanha é dever de toda a sociedade, de denunciar os casos. O papel do conselho tutelar vai muito além disso, mas nessa campanha nos focamos nisso”, explicou a presidente do Conselho Tutelar de Itupeva, Cláudia Becker.

Também estiveram presentes no evento os membros do Conselho Tutelar, alunos e professores da E. E. Manoel José da Fonseca, e a população.

Faça Bonito

A proposta da campanha “Faça Bonito” é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Foi criada alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, data que foi escolhida em referência ao “Caso Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), em que uma menina de oito anos de idade foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. ​​

A campanha é permanente e realizada o ano todo por meio da conscientização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

​ Violência contra menores em Itupeva

Dados dos atendimentos no CREAS nos últimos três anos revelam aumento das notificações. Em 2017, o total de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes atendidos no equipamento foram 6%. Em 2018, 10% e, entre os meses de janeiro e abril deste ano 19% (faixa etária entre 4 e 15 anos).

Serviço

São várias formas de denunciar abuso, de forma anônima e segura.

Disque Direitos Humanos: 100.

Conselho Tutelar: Av. Brasil, 804 (Centro). Tel: 4591-3422.

Delegacia de Polícia de Itupeva: Av. Guanabara, 323 (Jd. São Vicente). Tel: 4591-3649.

CREAS: Rua Profª Deolinda Silveira de Camargo, 55 (Jd. São Vicente). Tel: 4496-9681.

CRAS Central: Rua Felício Falco, 107 (Vl. São João). Tel: 4591-3796.

CRAS Hortênsias: Rua Miguel dos Santos, 324 (Pq. Das Hortênsias). Tel: 4593-1391.

Ler Anterior

Chá de amora ajuda a emagrecer e oferece outros benefícios

Ler Próxima

Malásia devolverá 3 mil toneladas de plástico aos países de origem