•  sábado, 04 de julho de 2020

Volta à rotina pós Quarentena

Nutricionista dá dicas de como reestabelecer uma rotina de alimentação saudável

Sabemos que o vírus da Covid-19 ainda está longe de ir embora e ainda é necessário muito cuidado.

Mas aos poucos precisamos voltar para as nossas atividades e rotina.

Foram muitos dias dentro de casa, teve Yoga na varanda, teve Live sertaneja, novos livros para ler, novos cursos e muitas novas receitas. Mas com certeza o que mais teve foi ansiedade, medo, angústia e a maior válvula de escape para muitas pessoas sem dúvidas é a comida!

Bom, primeiro que com o tédio de ficar em casa, muita gente foi para cozinha testar novas receitas e novos sabores. Foram muitos bolos, muitos pães caseiros e muitas sobremesas. E aliado a tudo isso temos as academias fechadas e muita gente sem ânimo para se exercitar sozinho em casa. E para piorar o tempo esfriou e o corpo pede ainda mais comidas palatáveis e calóricas.

O resultado são os quilos a mais na balança, menos disposição, menos saúde e menos autoestima.

Mas a boa notícia é que temos salvação. Então seguem algumas dicas para recuperar o tempo perdido na Quarentena

– Não pense em fazer dietas extremamente restritivas ou detox agora. Se o seu organismo vem de muitos dias com excesso calórico, uma dieta restritiva agora pode causar um efeito rebote e episódios de compulsão alimentar. Além do mais restringir muito as calorias agora pode ter um efeito negativo na Imunidade, e agora não é um bom momento para ter a imunidade baixa, né!?

– Comece pelo básico: Coloque pequenas metas no seu dia, como por exemplo: Comer 2 frutas, tomar 2 litros de água, colocar legumes e vegetais em pelo menos uma refeição no dia.

– Depois as metas vão ficando maiores, como: Deixar os doces para apenas 1 dia na semana. Voltar para a atividade física ao menos 3 vezes na semana. Diminuir o consumo de carboidratos refinados como: pães, bolos e massas. Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.

– Se você foi um dos que extrapolou na alimentação na quarentena, com certeza o seu intestino está bem ruim agora. Então cuidar da saúde dele é primordial para voltar para a dieta. Aumente o consumo de fibras, sementes, grãos, frutas e legumes. E não se esqueça de tomar muita água.

– Já que falamos em imunidade, a vitamina D é essencial nesse processo, estamos sem sair então a exposição ao sol também diminiu. Fique de olho nos seus níveis dessa vitamina, e se for preciso suplemente.

E tenha sempre o acompanhamento de um profissional para adequar a sua dieta a sua necessidade!

Ler Anterior

PAT Itupeva tem 4 novas oportunidades nesta segunda (29/06/2020)

Ler Próxima

doTERRA apoia ações do Hospital do GRAACC no combate ao câncer infantil