•  sábado, 20 de abril de 2024

Secretaria de Desenvolvimento Regional promove a ‘Semana da Juventude Online’

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Juventude, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), promove as atividades da “Semana da Juventude Online”, comemorada entre os dias 10 e 15 de agosto. Em razão da pandemia de COVID-19, a ação foi adaptada e conta com atividades em formato online, além de transmissão nas redes sociais oficiais do Governo de São Paulo e da SDR, garantindo a segurança dos jovens paulistas.

“Queremos dar mais protagonismo aos jovens paulistas. Temos valorizado mais a participação dos jovens nas políticas públicas. A Semana da Juventude vem para concretizar a proposta do Governo do Estado. Nós nos adaptamos para o formato online e promoveremos ações em prol dos jovens”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Nesta segunda-feira (10), a Semana da Juventude teve início com a live “Inspirando Jovens”, liderada pelo Coordenador Estadual de Juventude, Luiz Oliveira, que contou com a presença do CEO do Projeto Inspirando Jovens, Victor Haruo. O encontro online discutiu o papel do jovem na sociedade e as alternativas para que possam trilhar o próprio caminho e atingir os objetivos profissionais e pessoais alinhados com o propósito de vida.

Nesta terça-feira (11), o encontro é entre o coordenador Luiz Oliveira e o integrante do Conselho Nacional de Juventude Luiz Salmeron. Eles debatem a percepção do jovem paulista na pesquisa “Juventude e a Pandemia do Coronavírus”. O levantamento revelou como jovens de regiões e realidades diferentes têm enfrentado a pandemia e como eles veem as consequências em suas vidas e na sociedade. Com isso, serão elaboradas políticas públicas que atendam essas dificuldades.

Apoio

Vale lembrar que o Governo de São Paulo apoiou, junto ao Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a realização da pesquisa “Juventude e a Pandemia do Coronavírus”. O estudo, destinado a jovens de 15 a 29 anos, foi realizado de 15 a 31 de maio e contou com a participação de mais de 30 mil cidadãos de todo o país.

“Para São Paulo, é muito importante promover a Semana da Juventude e continuar dando protagonismo ao jovem. Nós no adaptamos à pandemia de COVID-19 e, no formato online, buscamos atingir jovens de todo o território paulista”, reitera o Coordenador Estadual de Juventude, Luiz Oliveira.

Nesta quarta-feira (12), a live será direto da Fábrica de Cultura da Vila Curuçá, na zona leste da capital, que contará com apresentações musicais de sertanejo e Black Soul. Ainda na quarta-feira, o Governador João Doria, o Secretário Marco Vinholi e o Coordenador Estadual de Juventude, Luiz Oliveira, assinarão o decreto de criação da Subsecretaria da Juventude. O órgão também ficará vinculado à SDR e será responsável pelas tratativas das políticas públicas voltadas aos jovens paulistas.

“A criação da Subsecretaria é um passo muito importante nos planos do Governo do Estado. O órgão será responsável pela Coordenadoria Estadual de Juventude e do Conselho Estadual de Juventude, as unidades serão fundamentais para o protagonismo do jovem”, afirma o Secretário Vinholi.

Nesta quinta-feira (13), o encontro é com o Coordenador de Juventude do município de São Paulo, Ramirez Lopes, por meio da transmissão ao vivo “Políticas Públicas para a Juventude”.

Na sexta-feira (14), a live será direto das Fábricas de Cultura de Sapopemba e Parque Belém e contará com apresentações musicais, grafitti em tela e batalha de b. boys.

O dia termina com o encontro do Coordenador Luiz Oliveira e da Influenciadora Digital e Estudante de Relações Internacionais Fernanda Concon, que estarão juntos na live “Educação no Brasil e desigualdade social”. Ativa nas redes sociais, a aluna usa o seu Instagram com 2,9 milhões de seguidores para discutir temas importantes como a educação e atual cenário político do país.

Dia da Juventude

O Dia Internacional da Juventude foi criado, originalmente, através da Resolução 52/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal.

De acordo com o Decreto nº 10.515, de 11 de julho de 2002, o Dia Nacional da Juventude também é comemorado em 12 de agosto. No Brasil, de acordo com a Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, são considerados jovens as pessoas com idade entre 15 e 29 anos de idade.

Juventude no Governo de São Paulo

O Decreto Nº 64.812, de 21 de fevereiro de 2020 transferiu da Secretaria de Esportes para a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) o Conselho Estadual da Juventude e a Coordenação de Programas para a Juventude, com a denominação alterada para Coordenadoria de Juventude.

Com isso, as ações do Estado passam a ser regionalizadas e criam-se mecanismos para implementar ações governamentais aos jovens, que pela característica da Pasta com a interlocução intersetorial com as demais Secretarias, facilitará as políticas públicas para os jovens paulistas.

Ler Anterior

Prefeitura entrega Casa dos Escoteiros em Itupeva

Ler Próxima

Pesquisa desenvolve modelo para explicar por que idosos são mais suscetíveis à COVID-19