•  quinta-feira, 25 de abril de 2024

Estado e Guarujá assinam protocolo para o desenvolvimento do setor de petróleo e gás

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Prefeitura do Guarujá assinaram nessa quarta-feira (14) um protocolo de intenções com objetivo de atrair investimentos e desenvolver um polo de empresas no município para prestação de serviços de apoio à exploração de petróleo e gás natural do pré-sal. A cidade do litoral de São Paulo já possui grandes fornecedores de serviços especializados e de alta tecnologia para o setor.

Devido à localização geográfica estratégica, com fácil acesso de rodovias, ferrovia e aeroporto, o município possui vocação econômica para o desenvolvimento da atividade com facilidade para logística portuária, retroportuária, além da náutica, turismo e lazer.

Para o Governo de São Paulo, internalizar os benefícios sociais e econômicos que são gerados pelo setor vai estimular a prestação de serviços e tornar o Estado uma referência para empresas. “Essa semente colocada hoje é fundamental para o futuro do desenvolvimento da competitividade paulista nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás”, comentou o secretário da SIMA, Marcos Penido.

Novos negócios

O crescimento da atividade no litoral paulista tem demandado ações, projetos e iniciativas de desenvolvimento de áreas para atração de novos investimentos. “Uma parceria que vai incentivar novos negócios e serviços especializados de alta tecnologia, consolidando Guarujá como a porta de entrada e saída das atividades offshore no Litoral Paulista. Somos a única cidade do Estado a realizar esse protocolo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário do Guarujá, Rogerio Rudge Lima Netto.

A Prefeitura de Guarujá irá viabilizar a disponibilidade de áreas para a implantação dos novos investimentos, assim como aprimorar a legislação municipal para criar atratividade ao ambiente de negócios. O protocolo não envolve repasse de recursos financeiros e possui prazo de 36 meses.

Ler Anterior

Equipes da Secretaria de Agricultura trabalham no controle da raiva de herbívoros

Ler Próxima

Pesquisa apoiada pela Fapesp investiga casos de diabetes entre índios xavantes