•  terça-feira, 23 de abril de 2024

Consumo de pimenta também faz bem para pele

Ação antioxidante impede a criação de radicais livres

A pimenta, um dos condimentos mais consumidos no mundo, é uma grande aliada da pele. A vermelha, rica em antioxidantes, principalmente os carotenoides, pigmento precursor da vitamina A, tem ação antioxidante que impede a criação de radicais livres, protegendo a pele do envelhecimento cutâneo precoce.
Para aqueles que não consomem a pimenta in natura, a boa notícia é que um estudo, feito pela Universidade Federal da Paraíba, sobre a avaliação do potencial antioxidante da pimenta, realizado com o molho da pimenta vermelha, aponta a presença desses carotenoides, mostrando que quanto mais vermelho e natural o molho, maior é a quantidade do composto bioativo antioxidante.
Segundo Vitor Boico, consultor e especialista em pimentas da Sabor das Índias, outro fator importante da pimenta é ser uma ótima fonte de vitamina C, já que uma habanero possuí 129,4mg da vitamina para cada 100g de pimenta, representando mais que o dobro do que é encontrado na mesma quantidade de laranja.
“A vitamina C já é reconhecida na literatura científica como sendo eficaz no tratamento ao combate dos malefícios causados pela exposição prolongada aos raios UV. Muitos cosméticos também a utilizam para combater os radicais livres, porém uma alimentação saudável já supre as necessidades diárias desta vitamina e incluir a pimenta no cardápio pode trazer estes e inúmeros outros benefícios para a saúde”, afirma Boico.
Ler Anterior

Jovens com botox e cheios de personalidade

Ler Próxima

Em tempos de crise, imóveis se sobressaem como garantidor de dívidas bancárias