•  sábado, 20 de abril de 2024

Aprenda automassagem de Renata França para proporcionar bem-estar durante isolamento social

Massagem ajuda pessoas que sofrem com retenção de líquido, por exemplo

Em tempos de coronavírus, o isolamento social deixou de ser uma recomendação de autoridades como a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas passou a ser uma regra, com o objetivo de conter a avanço da pandemia da Covid-19. Por isso, estar em casa e bem pede que cuidemos da saúde, o máximo possível.

Renata França, criadora da massagem Miracle Touch, chama atenção para a automassagem, atividade que contribui – e muito – para a saúde das pessoas e pode ser realizada em casa nesses dias de confinamento, especialmente por quem sofre com inchaço em algumas áreas do corpo. Segundo ela, a retenção de líquido em regiões como barriga, pernas e braços causam a sensação de ganho de peso, inclusive. E aponta uma saída: “A massagem de resultado imediato é uma grande aliada nesses casos, pois melhora a circulação sanguínea e reduz o inchaço, trazendo de volta a sensação de bem-estar”.

Apesar de o outono ter chegado há pouco, muitas pessoas vivem em regiões quentes do País e, em climas com temperaturas elevadas, é bastante comum o corpo reter mais líquido, pois a temperatura corporal aumenta. Nesses casos, para manter o corpo resfriado, o organismo tenta regular a temperatura dilatando os vasos sanguíneos e, portanto, provocando os famosos inchaços. “Para saber se está com retenção de líquido, basta pressionar o dedo em alguma região do corpo. Se ficar uma marca mais profunda, pode-se designar inchaço”, afirma Renata.

Para evitar a retenção, a esteticista recomenda a realização de sessões regulares da Miracle Touch, sua técnica mais famosa: “Desenvolvi os movimentos da Automiracle pensando em como poderia levar minha técnica para dentro da casa das pessoas. Ela pode ser feita quantas vezes forem necessárias, usando o creme de hidratação ou o óleo corporal favorito”, acrescenta.

Aprenda o passo a passo da Automiracle:

  1. Com as mãos espalmadas, faça a abertura dos gânglios cervicais, acima da clavícula, para descongestionar as vias.
  2. Ainda com as mãos espalmadas, faça um movimento de bombeamento na axila oposta e repita três vezes em cada lado. Isso desobstruirá os gânglios axilares e mamários.
  3. Envolva o braço com a mão e a deslize do cotovelo ao ombro com uma pressão firme e contínua. Repita cinco vezes em cada braço.
  4. Posicione os dedos indicador e médio acima da fossa cubital, aquela oposta ao d cotovelo, e pressione três vezes em cada lado.
  5. Envolva o antebraço com a mão e a deslize do punho à fossa cubital. Repita três vezes em cada braço.
  6. Para trabalhar os gânglios do abdômen, posicione as duas mãos na barriga, deixando os dedos encaixados acima dos ossos dos quadris e o polegar para dentro. Pressione suavemente por três vezes.
  7. Com uma mão sobre a outra, faça movimento circulares ao redor do umbigo, com pressão firme, em sentido horário, e repita três vezes. Essa manobra auxilia o intestino a funcionar melhor.
  8. Ainda com as duas mãos na barriga, aperte a gordura, em movimento de amassamento. Faça isso do lado direito para o esquerdo, levando a parte segurada para baixo. Não esquecer das laterais.
  9. Como se fossem beliscões, faça movimentos de pinçamento por toda a barriga. Isso vai aumentar o fluxo sanguíneo e estimular a queima de gordura na região.
  10. Com os dedos para baixo, posicione as mãos espalmadas na cintura e deslize-as até o meio da barriga, onde estão localizados os ductos torácicos.
  11. Na sequência, continue o movimento anterior e finalize descendo as mãos e pressionando a barriga até abaixo do umbigo. Repita por cinco vezes.
  12. Envolvendo a cintura com as mãos, junte-as até que se cruzem no centro do abdômen. A pressão deve ser firme. Repita por quatro vezes.
  13. Com as duas mãos, segure os flancos (aquela gordurinha na lateral da cintura) e faça manobras de amassamento. Repita do outro lado.
  14. Posicione os indicadores na virilha e pressione três vezes para ativar os gânglios inguinais da região.
  15. Envolva a coxa com as duas mãos e faça um movimento de deslizamento ascendente – do joelho à virilha. Repita por três vezes.
  16. Deslize os punhos fechados pela coxa, em movimento ascendente, até contornar o glúteo. Essa manobra ajuda a levantá-lo e melhora a textura da pele. Repita por três vezes.
  17. Pegue a parte interna da coxa e faça movimentos de amassamento, pinçando a gordurinha do joelho até a virilha.
  18. Espalme as mãos na parte externa da coxa e deslize-as até o meio da perna.
  19. Coloque a mão na parte de trás do joelho e bombeie por três vezes.
  20. Deslize as mãos do tornozelo ao joelho quantas vezes achar necessário. Esse movimento ajuda a combater a retenção de líquido da canela e da panturrilha.

 

Ler Anterior

Como lidar melhor com o isolamento social?

Ler Próxima

Coronavírus traz transformação forçada: mas e as empresas que optaram por não transformar antes da crise?