•  terça-feira, 28 de setembro de 2021

Talco no cabelo – Malefícios dessa prática para os fios e como usar

Usar talco no cabelo é um truque comum para quem tem cabelo oleoso, mas apesar de absorver a oleosidade o talco não é bom para os fios.
Quem sofre com o cabelo oleoso de vez em quando se encontra em uma situação complicada: não ter como lavar o cabelo mas precisa amenizar a oleosidade. Um truque muito usado para essa finalidade é aplicar talco no cabelo. Isso mesmo, apesar de não ser um produto próprio para isso, o talco consegue absorver um pouco da oleosidade dos fios. Contudo, isso tem um preço, já que a técnica não é nada boa para o cabelo.
Essa técnica de passar talco no cabelo é usada já algum tempo, e de fato, no primeiro momento pode sim ajudar a disfarçar a oleosidade no cabelo, apesar de deixar os fios com aspecto esbranquiçado se não espalhar bem. No entanto, ela não é o ideal e existem outras formas de contornar o problema. Lembrando que a melhor e principal solução é a lavagem, mas sabemos que às vezes não é possível e é preciso improvisar. Então, a melhor opção é o uso do shampoo a seco.
Para entender melhor isso, vamos entender como talco age no cabelo e como isso pode ser maléfico para os fios.
O truque de usar talco no cabelo é muito comum, e que no primeiro momento parece ser ótimo e a solução dos problemas de quem sofre com oleosidade excessiva nos fios. Sabemos que isso pode ser um verdadeiro incomodo, já que os fios ficam pesados e com uma aparência pastosa. E ninguém quer isso. Sendo assim o talco surge como uma opção prática, barata e simples, muito usada em momentos em que não é possível recorrer a lavagem dos fios.
No entanto, apesar de parecer uma boa escolha, na realidade não é. Apesar do pó do talco quando aplicada no couro cabeludo absorver um pouco da oleosidade dos fios, deixando-os mais soltos e leves, disfarçando o efeito da oleosidade ele não é nada bom para o cabelo.
Além disso, dependendo da quantidade de pó aplicada, o talco pode acabar piorando a situação, e deixando resíduos brancos no cabelo. Quando isso acontece, a saída e espalhar bastante o pó, e isso é um problema, já que ao excesso de movimentos para espalhar o pó pode resultar no efeito contrário, ou seja, estimular ainda mais a produção de sebo no cabelo.
Não é proibido usar talco no cabelo, mas é importante estar ciente dos malefícios que esse produto pode causar os fios, como por exemplo:
Pode causar alergias ao couro cabeludo; Obstrui os poros impedindo o crescimento saudável dos fios; Pode ter efeito contrário, estimulando a oleosidade; Deixa o cabelo com aspecto esbranquiçado; Em grandes quantidades pode deixar os fios pesados e sem movimento; Pode causar queda do cabelo; Favorece o surgimento de caspas.
Então, mesmo sabendo dos malefícios desse truque você ainda se pergunta se pode usar talco no cabelo, saiba que a resposta é um tanto quanto óbvia. Poder até pode, só que não é recomendo. Isso porque estamos falando do talco, um produto que definitivamente não foi desenvolvido para usar no cabelo. Desse modo, ao usar esse truque, você pode acabar prejudicando os fios e a pele, além de obstruir os poros do couro cabeludo, consequentemente atrapalhando o crescimento dos fios.
Então, se o talco não é indicado, qual a melhor opção nesse caso? Felizmente existem outros produtos próprios para cabelo que podem ajudar a diminuir a oleosidade dos fios. O shampoo a seco é o produto ideal para controlar a oleosidade dos fios instantaneamente, e que foi desenvolvido com esse próposito. Esse produto conta com ativos adstringentes em sua fórmula que ajudam a deixar os fios leves e sem aquela aparência oleosa.
Contudo, a melhor opção sempre será a lavagem. O uso do shampoo a seco é mesmo para aqueles momentos específicos que não dá para lavar o cabelo, não exagere no seu uso. Afinal, nada substitui o efeito da lavagem. Inclusive, para isso, o ideal é utilizar produtos adequados ao seu tipo de cabelo. No caso do cabelo oleoso, o uso de um shampoo detox regularmente ajuda a eliminar os resíduos e a diminuir a oleosidade.
Concluímos então que a lavagem completa dos fios é a melhor opção, quando não for possível utilize shampoo a seco. Assim pelo menos você disfarça a oleosidade dos fios sem prejudicar a saúde do cabelo.
No entanto, se não dá para lavar o cabelo e não tem shampoo a seco e a única opção é o talco dá para usar uma vez ou outra. O ideal é não fazer disso um hábito levando em considerado tudo que esse produto pode fazer ao cabelo. Além disso, também evite dormir com talco no cabelo, lavando os fios o mais rápido possível, removendo qualquer vestígio do produto.
Então, se esse for o caso é importante aplicar o talco de forma correta. Sendo assim, o indicado é aplicar primeiramente uma quantidade pequena na mão para não correr o risco de ir produto demais. E então, aos poucos vai passando o pó sobre os fios e o couro cabeludo. Feito isso, espalhe bem o produto com as pontas dos dedos de forma suave. Quando notar que removeu o excesso do produto, passe o pente para retirar o restinho que sobrar.

 

 

(Luisa Sanches)

Ler Anterior

Procedimentos na parte superior da face crescem com uso de máscaras

Ler Próxima

Transporte coletivo: linhas ganham reforço a partir desta terça (3) em Jundiaí