•  quinta-feira, 25 de abril de 2024

Visagismo, o que é? Para que serve e principais técnicas

Você já ouviu falar sobre visagismo? Se ainda não, ou se deseja saber um pouco mais sobre o assunto, portanto, veio ao lugar certo. Aliás, o Área de Mulher separou todas as informações sobre o assunto.

De modo geral, o visagismo é usado para valorizar a beleza de uma face e criar uma imagem pessoal autêntica, de acordo com as características físicas de cada indivíduo. O termo deriva da palavra francesa visage, que significa rosto.
Criada na década de 30, pelo maquiador e cabeleireiro Francês, Fernand Aubry, a técnica de beleza começou a ser reconhecida apenas no ano de 2002. Aliás, esse reconhecimento veio a se realizar quando o artista plástico Philip Hallawell lançou o livro “Visagismo: Harmonia e Estética”.
Então, sem mais delongas, fique abaixo com as melhores informações sobre o Visagismo. Realizado por visagistas e, também, por profissionais da beleza, como, por exemplo, esteticistas e artistas plásticos .
Visagismo, o que é e pra que serve?
O visagismo pode ser definido como um conjunto de técnicas utilizadas para valorizar a beleza de um rosto, através de muito estudo, analisando vários fatores, como, por exemplo, o formato do rosto, cor da pele, feições e também a personalidade de cada indivíduo. Então, através dessas técnicas, define assim, os cosméticos, tintura e corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas ideais.
Portanto, nota-se que o principal objetivo dessa técnica é a harmonização das características de cada pessoa, a fim de realçar tanto sua beleza interior, quanto a exterior.
É importante lembrar que visagismo deve ser realizado por profissionais especializados, chamados de visagistas. No processo, o profissional leva em conta tanto fatos estéticos, quanto fatos da vida pessoal.
As principais técnicas usadas no Visagismo, segue os arquétipos criados pelo psicanalista Carl Jung. Primeiramente, são definidos os temperamentos de beleza e formatos de rosto, após isso, é feito um estudo de como o indivíduo deve cortar o seu cabelo, se maquiar, fazer sua sobrancelha, entre outras conclusões. Confira abaixo.
Temperamentos
Beleza sanguínea: Caracterizada pela energia e vibração. Pessoas de beleza sanguínea são extrovertidas, dinâmicas, destemidas e criativas. Portanto, transmitem muita alegria por onde passam. Beleza colérica: Pessoas de Beleza Colérica são cheias de atitude, força, coragem, determinação e liderança. Aliás, tendem a ser pessoas poderosas. Beleza fleumática: Pessoas fleumáticas irradiam serenidade e espiritualidade. São meigas, amorosas e acolhedoras. Além disso, são super amigáveis e diplomáticas. Beleza melancólica: Esse tipo de beleza representa elegância, sofisticação e sensibilidade. Portanto, a beleza melancólica, inspira charme e calma, e tende a ser artística.
Como se tornar visagista?
Para se tornar um especialista em visagismo, é necessário ter uma formação. Aliás, são muitos conceitos teóricos, como, por exemplo, princípios biológicos e psicológicos, para aplicar a técnica.
Através do site do Ministério da Educação, é possível verificar a lista de faculdades reconhecidas, que oferecem cursos de visagismo. A formação é classificada como graduação tecnológica e tem duração de dois anos e meio.
Enfim, o que você achou sobre o Visagismo? Aproveite para conferir também: Gua Sha, o que é? Benefícios, como fazer e técnicas de massagem.

Por Luisa Sanches

Ler Anterior

Poupança tem retirada recorde de recursos em janeiro

Ler Próxima

É Falso