•  sexta-feira, 29 de março de 2024

Festival Brasil-Holanda promove intercâmbio para estudantes de música

A Santa Marcelina Cultura e o Conservatório de Amsterdã realizam o 1º Festival Elos Sonoros Brasil-Holanda, com apoio do Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo.

Entre os meses de novembro e dezembro de 2020, estudantes da EMESP Tom Jobim, do Guri Capital e Grande São Paulo e do Conservatório de Amsterdã terão a oportunidade de participar de workshops, lives e apresentações lideradas por professores e professoras das duas instituições com tradução simultânea inglês-português.

A programação contempla atividades exclusivas para os estudantes das instituições e também atividades abertas ao público em geral que serão transmitidas pelo YouTube da EMESP Tom Jobim (https://www.youtube.com/user/TJEMESP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Santa Marcelina Cultura.  

A programação iniciou no dia 20 de novembro com workshops de trombone e trompete, apresentados pelos professores Sidnei Borgani e Daniel D’Alcantara, respectivamente. No dia 23 acontece o Encontro de Arranjadores e Compositores, liderado por Tiago Costa, professor de Orquestração da EMESP Tom Jobim e regente da Orquestra Jovem Tom Jobim, e por Johan Plomp, professor de contrabaixo do Conservatório de Amsterdã.

Considerando o momento atual, em que cada vez mais os músicos são chamados a refletir sobre a sua prática profissional, artística e acadêmica, acontece no dia 1º de dezembro um webinar sobre Educação Musical. A atividade será liderada por Ben Hekkema, professor de mestrado em educação musical do Conservatório de Amsterdã, e contará com a participação de Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, e Giuliana Frozoni, gestora pedagógica da instituição.

No dia 6 de dezembro haverá uma roda de conversa virtual entre integrantes da Big Band do Guri Capital e Grande São Paulo, estudantes dos 1º e 2º ciclos da EMESP Tom Jobim e do Junior Jazz College. Eles serão estimulados a trocar experiências sobre estudar e fazer música em seus contextos, além de tocar trechos de peças próprias de seus respectivos repertórios, sob orientações da professora de saxofone popular da EMESP Tom Jobim, Paula Valente; do professor de trompete e trombone popular, Sidnei Borgani; da coordenadora do programa Junior Jazz College, Maartje Meijer; e do professor de trompete do Conservatório de Amsterdã, Lorenzo Mignacca

O recém-criado Departamento de Pop do Conservatório de Amsterdã será apresentado durante o Festival pelo diretor do Departamento de Jazz e Pop do Conservatório, Edo Righini, e pelo coordenador Jack Pisters, sob mediação de Paulo Zuben e Giuliana Frozoni. A atividade acontece no dia 2 de dezembro, às 13h.

A programação contempla ainda uma roda de conversa sobre a posição e participação das mulheres no jazz e um ensaio de naipe aberto. As atividades serão conduzidas pelas professoras da EMESP Tom Jobim, Paula Valente e Lis de Carvalho, que também integram a big band feminina Jazzmin’s, além das professoras do Conservatório de Amsterdã, Anna-Marie Nietsche e Loes Rusch. Na ocasião as professoras vão trocar vivências e experiências musicais dos dois países.

 

Ler Anterior

CPS distribui 30 mil face shields para atividades presenciais

Ler Próxima

Governo de SP inaugura primeira etapa do CITI no espaço do IPT Open Experience