•  sexta-feira, 19 de abril de 2024

Fundação para o Desenvolvimento da Unesp inaugura nova sede na capital

Em cerimônia que contou com a presença do reitor da Universidade Estadual Paulista, Sandro Roberto Valentini, foi descerrada na última quinta-feira (15) a placa de inauguração da nova sede da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp). O imóvel no 23º andar de um prédio comercial na Rua Líbero Badaró, na região central da capital, já é a nova casa da Fundação desde 1º de julho, mas a solenidade foi adiada em razão da pandemia de COVID-19.

Em respeito às normas de distanciamento social recomendadas neste período, o evento contou com número reduzido de pessoas, que seguiram os protocolos já adotados no novo prédio por todos os funcionários, que inclui também uso de máscaras e higienização das mãos.

Além do reitor, também representaram a Unesp o vice-reitor, professor Sergio Roberto Nobre; o chefe de gabinete, professor Carlos Eduardo Vergani; e os pró-reitores professora Gladis Massini-Cagliari (Pró-Reitoria de Graduação), professor Carlos Frederico de Oliveira Graeff (Pró-Reitoria de Pesquisa) e professor Leonardo Theodoro Büll (Pró-Reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão). Representaram os Conselhos Curador e Fiscal da Fundunesp os professores Fernando Andrade Fernandes, Nilson Ghirardello e Edson Antonio Capello de Sousa.

Presidente da Fundunesp, o professor Edson Luiz Furtado celebrou a mudança como uma das principais conquistas desta gestão no quadriênio que teve início em 2017. “É uma honra muito grande poder oficializar esse que é um marco na história da Fundunesp. Foi um processo que durou cerca de um ano, fomos vencendo as etapas e conseguimos essa que é a cereja do bolo desta administração”, diz ao Portal da Unesp.

Conquista

Reitor da Unesp, o professor Sandro Valentini parabenizou a diretoria pela conquista do imóvel, “moderno e localizado no centro de São Paulo” e que foi adquirido pela Fundação com recursos próprios. “Fico muito feliz de estarem encerrando o trabalho de quatro anos com a inauguração de um novo espaço”, salienta ao Portal da Unesp.

Vice-presidente da Fundunesp, o professor Max José de Araújo Faria Junior agradeceu a participação dos Conselhos Curador e Fiscal, fundamentais no processo de mudança e aquisição do novo espaço, e citou outras conquistas recentes. “Trabalhamos tentando recuperar a identidade da Fundação. Conseguimos reestruturar a equipe, implantar programa de compliance. Se não conseguimos fazer tudo que queríamos, fizemos aquilo que estava ao nosso alcance”, afirma ao Portal da Unesp.

A sede da Fundunesp tem 803 metros quadrados e está localizada na Rua Líbero Badaró, 377, 23º andar, conjunto 2310, na região central da capital.

Sobre a Fundunesp

Criada como fundação de apoio da Unesp em 2 de abril de 1987, a Fundunesp é uma entidade de Direito Privado sem fins lucrativos, conforme instituído nos termos do artigo 44, inciso III, do Código Civil.

Sendo regida por seu Estatuto e Regimento Interno, possui autonomia administrativa, financeira e patrimonial. É reconhecida de Utilidade Pública federal (Portaria do Ministério da Justiça nº 540 de 18/04/2006); estadual (Decreto nº 50.651, de 30/03/2006); e municipal (Decreto nº 47.349, de 05/06/2006). Também é cadastrada pelo Governo do Estado de São Paulo como entidade da sociedade civil (CRCE 0375/2012).

Por mais de três décadas vem mobilizando, dentro de suas possibilidades, recursos humanos e materiais para auxiliar a Universidade a cumprir seus objetivos, sejam eles dentro do ensino, da pesquisa, extensão universitária, prestação de serviços à comunidade e inovação científica e tecnológica.

Atualmente a Fundunesp gerencia mais de cem projetos, tendo como as principais parceiras, além da própria Unesp e do Governo do Estado, centros educacionais como a Universidade de Glasgow, na Escócia, e empresas como Petrobras, Basf, Syngenta, Embraer e Gerdau, entre outras.

Ler Anterior

Realidade virtual é aplicada à recuperação de pacientes com doenças neurodegenerativas

Ler Próxima

COVID-19: Experimento realizado em acelerador de partículas busca desenvolver fármaco