•  sexta-feira, 29 de março de 2024

Sem crise para a beleza e o segredo do crescimento recorde de consultoras de uma marca de beleza que não parou de crescer em plena pandemia

A venda de cosméticos em geral aumentaram durante a pandemia, mas a comercialização de batons disparou: houve alta de 200%, levando ao crescimento de 58% da receita, mesmo com a diminuição do valor do produto e com a utilização de máscaras para impedir a contaminação pelo novo coronavírus — o que poderia inibir o uso do produto para lábios.
Os dados foram apurados no levantamento realizado pela Corebiz e que tomou como base o período de 1º de março a 14 de junho. A pesquisa também mostra que a receita do setor de cosméticos cresceu 80% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a Corebiz, os dados também indicam que junho está apresentando o maior crescimento em relação ao ano passado, principalmente em consequência de um aumento no tráfego (64%) e no valor dos pedidos (17%).
O isolamento social também foi fator decisivo pra intensificar a busca por produtos de cuidados com a pele (hidratantes, séruns, tônicos etc), com um aumento médio de 144% de 1º de março a 14 de junho

 

A Multinacional americana Mary Kay afirma estar mais forte durante a crise. Vender via consultoras de beleza é uma prática que só na Mary Kay existe há 57 anos. Ou seja, não é novidade. Mas a maneira como a marca tem investido nelas, o maior canal de vendas da grife, é que tem mudado os resultados e surpreendido o mercado. “O objetivo, desde que Mary Kay Ash fundou a empresa, sempre foi enriquecer a vida das mulheres e apoiar o negócio delas. E então, desenvolvemos iniciativas durante a pandemia para continuarmos com nosso propósito de marca: prorrogamos promoções, intensificamos conteúdo e educação online e isentamos o valor da assinatura do ‘Meu Site Mary Kay Plus’, canal onde as consultoras recebem encomendas online e baixam materiais que as ajudam nas consultorias de beleza virtual”, conta Rosana Bonazzi, vice-presidente de vendas da Mary Kay Brasil. A marca também acaba de lançar a ferramenta de localizador de consultoras por WhatsApp para que a cliente encontre a vendedora mais próxima da sua casa – basta informar o CEP.

A grande sacada para atrair gente nova foi o lançamento da Pink Power Box. Para começar como uma consultora, é obrigatório que se invista em um kit de início. A diferença aqui é que, a seleção do Pink Power Box, diferente dos outros kits, indicados apenas para demonstração dos produtos, é composto por best-sellers da marca que conseguem ser vendidos rapidamente. A consultora paga R$ 200 por ele e o revende por R$ 601,30 (lucrando então
R$ 401,30).

Levantamento inédito realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), entidade que reúne as empresas do setor, mostra que o segmento registrou em julho um aumento de 38,9% em relação ao mesmo mês do ano passado.
No acumulado do primeiro semestre de 2020, a venda vireta cresceu cerca de 3% em comparação com o primeiro semestre de 2019. O número de revendedores teve um salto de 21% na comparação entre os meses de julho destes anos.
Estima-se que no Brasil mais de quatro milhões de pessoas atuam no setor de vendas diretas como empreendedores independentes (como são chamados oficialmente os revendedores/representantes). O País também é líder neste segmento na América Latina, e 6° maior mercado de vendas diretas no mundo.

Especialistas do setor acreditam que, com a digitalização, a venda direta é uma tendência que chegou para ficar porque se mostra como uma excelente oportunidade, porque é democrática e acessível.

O digital desburocratiza e facilita o acesso e a venda de produtos e serviços, se configurando como uma oportunidade de experimentar, de forma moderna, uma atuação que vem ganhando destaque por estar alinhada ao futuro.

 

(Luísa Sanches)

Ler Anterior

Nobel de Medicina é de cientistas que pesquisaram vírus da hepatite C

Ler Próxima

Saiba tudo sobre o Cleansing oil, o produto de skincare mais falado em 2020