•  terça-feira, 28 de setembro de 2021

Redução de IPI para videogames valerá para novas importações

Publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (27), a redução do IPI para videogames passa a valer imediatamente, mas só para as novas importações.

A alíquota de consoles e máquinas de jogos cai de 40% para 30%. As partes que compõem esses itens terão redução de IPI de 32% para 22%. Já o imposto para máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas peças caem de 16% para 6%.

Essa foi a segunda redução de IPI anunciada para o setor no governo Bolsonaro. Mesmo assim, o advogado tributarista Márcio Camargo Ferreira da Silva diz considerar a alíquota ainda muito alta. Sem contar os demais tributos que incidem sobre esse tipo produto.

De acordo com cálculos do governo, o impacto na arrecadação deve ser de R$ 2,7 milhões por mês em 2020.

Hoje o Brasil tem seis milhões de videogames, como o PlayStation 4 e o XBox One. Com a redução do IPI, a expectativa é atingir mais uma parcela dos aproximadamente 70 milhões de jogadores que utilizam também outras plataformas, como computadores e celulares.

O mercado acredita que o incentivo fiscal vai ajudar na expansão. E, de olho nesse crescimento, o setor mira no público feminino, que hoje já representa quase 54% dos gamers  no país.

O mercado já cresceu durante a pandemia. Uma empresa vendeu quase 2 milhões de videogames e 91 milhões de jogos entre abril e junho deste ano, período de maior isolamento social -83% mais que no mesmo período do ano passado.

A companhia prevê ainda que os videogames vão aumentar o lucro da empresa para US$ 2,2 bilhões neste ano fiscal após a chegada do PlayStation 5, em 12 de novembro de 2020.

A redução de impostos não atinge os jogos, mas movimenta a cadeia. “Tem toda uma economia ao redor dessa indústria, que hoje representa mais que o cinema e a música juntos. O que é interessante para Brasil, país jovem com talentos para criar jogos. Todo esse ecossistema está relacionado com videogame”, disse Bertrand Chaverot, presidente da Ubisoft para a América Latina.

 

CNN BRASIL

Ler Anterior

Dólar atinge valor mais alto desde maio; Ibovespa despenca em dia de Copom

Ler Próxima

Among Us: qual é o segredo do jogo mais baixado do mundo em 2020?