•  sábado, 20 de abril de 2024

Mais tempo pra pagar: é possível pausar por 180 dias o financiamento do Minha Casa, Minha Vida

Como parte das ações para amenizar os danos econômicos causados pela Covid-19, a Caixa Econômica Federal ampliou para 180 dias o prazo para pagamento de prestações do financiamento imobiliário dos programas habitacionais.

Quem desejar prorrogar as parcelas deve solicitar ao banco. Quem já havia pausado o pagamento por 120 dias anteriormente e desejar mais 60 dias de prazo precisa fazer uma nova solicitação, já que a pausa não é automática.

A medida é válida tanto para os contratos realizados por meio do ‘Minha Casa Minha Vida’, como para o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos). De acordo com a Caixa Econômica Federal, a expectativa é que os pedidos de pausa somem cerca de 4,46 bilhões de reais.

A opção de suspender por 120 dias foi oferecida em maio e, até o momento, o número de contratos pausados chegava a 2,4 milhões, por volta de R$ 8,6 bilhões.

É importante lembrar que, durante o período de ampliação do prazo, o contrato não está isento de juros remuneratórios, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados serão acrescidos ao saldo devedor do contrato.

Como pausar o pagamento das prestações?

Funciona de maneira um pouco diferente para quem é pessoa física e quem é pessoa jurídica.

Pessoa física

Baixe e acesse o app Habitação Caixa;
Clique na opção “Solicitar pausa emergencial”;
Faça o login;
Leia as orientações e clique em “Próximo”;
Informe seu número de celular e autorize o envio da mensagem de texto;
Clique em “Solicitar pausa”.
Pessoa jurídica – como pausar financiamento imobiliário na Caixa

Em caso de empresas, a opção de pausa é válida para os financiamentos para produção de empreendimentos e aquisição e construção de imóveis comerciais. O cliente precisa entrar em contato com seu gerente para solicitar a pausa no pagamento das parcelas. É possível fazer isso por meio do WhatsApp da Agência Digital da Caixa, pelo telefone 0800 208 8104. Ao digitar o número da agência e da conta, o usuário será direcionado para o atendimento de forma remota.

Além do aplicativo, a Caixa disponibiliza um número de WhatsApp (0800-726 8068) e o os telefones 3004-1105 para capitais e 0800-726 0505 para demais localidades. Vale dizer que o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, somente para os contratos de pessoas físicas.

 

 

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