•  domingo, 13 de junho de 2021

Mais tempo pra pagar: é possível pausar por 180 dias o financiamento do Minha Casa, Minha Vida

Como parte das ações para amenizar os danos econômicos causados pela Covid-19, a Caixa Econômica Federal ampliou para 180 dias o prazo para pagamento de prestações do financiamento imobiliário dos programas habitacionais.

Quem desejar prorrogar as parcelas deve solicitar ao banco. Quem já havia pausado o pagamento por 120 dias anteriormente e desejar mais 60 dias de prazo precisa fazer uma nova solicitação, já que a pausa não é automática.

A medida é válida tanto para os contratos realizados por meio do ‘Minha Casa Minha Vida’, como para o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos). De acordo com a Caixa Econômica Federal, a expectativa é que os pedidos de pausa somem cerca de 4,46 bilhões de reais.

A opção de suspender por 120 dias foi oferecida em maio e, até o momento, o número de contratos pausados chegava a 2,4 milhões, por volta de R$ 8,6 bilhões.

É importante lembrar que, durante o período de ampliação do prazo, o contrato não está isento de juros remuneratórios, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados serão acrescidos ao saldo devedor do contrato.

Como pausar o pagamento das prestações?

Funciona de maneira um pouco diferente para quem é pessoa física e quem é pessoa jurídica.

Pessoa física

Baixe e acesse o app Habitação Caixa;
Clique na opção “Solicitar pausa emergencial”;
Faça o login;
Leia as orientações e clique em “Próximo”;
Informe seu número de celular e autorize o envio da mensagem de texto;
Clique em “Solicitar pausa”.
Pessoa jurídica – como pausar financiamento imobiliário na Caixa

Em caso de empresas, a opção de pausa é válida para os financiamentos para produção de empreendimentos e aquisição e construção de imóveis comerciais. O cliente precisa entrar em contato com seu gerente para solicitar a pausa no pagamento das parcelas. É possível fazer isso por meio do WhatsApp da Agência Digital da Caixa, pelo telefone 0800 208 8104. Ao digitar o número da agência e da conta, o usuário será direcionado para o atendimento de forma remota.

Além do aplicativo, a Caixa disponibiliza um número de WhatsApp (0800-726 8068) e o os telefones 3004-1105 para capitais e 0800-726 0505 para demais localidades. Vale dizer que o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, somente para os contratos de pessoas físicas.

 

 

Ler Anterior

Fundo Social traz astros do samba para live solidária em Cabreúva

Ler Próxima

Polo Shopping abre vendas para cinema drive-in em Indaiatuba