•  quinta-feira, 25 de abril de 2024

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Empreendedor fatura R$ 450 mil por mês com delivery de hambúrguer

Samir Almeida é fundador da Bob Beef, hamburgueria virtual com três dark kitchens no Rio de Janeiro. Primeira “cozinha fantasma” foi a do seu próprio apartamento
As dark kitchens são uma tendência forte no mercado de alimentação. As “cozinhas fantasma” atendem restaurantes virtuais que não têm salão e funcionam apenas por delivery. O empreendedor Samir Almeida, 31, já colocava o modelo em prática antes mesmo de o termo chegar por aqui. Em 2015, ele começou a fazer pastéis para vender por aplicativos de entrega.
Natural do interior da Bahia, Almeida mora no Rio de Janeiro (RJ) há quase 20 anos. Ele costumava trabalhar com a mãe, corretora de imóveis, mas a crise no mercado imobiliário o forçou a buscar alternativas. Decidiu comprar uma fritadeira e montar o pequeno negócio de pastéis em seu apartamento.
De olho na febre dos hambúrgueres gourmet, acabou incluindo o prato no cardápio. O produto roubou a cena e o motivou a focar de vez nesse nicho. “Esse movimento ainda era muito novo no Rio, mas eu estava sempre buscando referências e olhava muito para o mercado de São Paulo”, conta o empreendedor. Seu irmão, Mathias Almeida, também atua na gestão do negócio.
Nascia ali, então com outro nome, o que hoje é a Hamburgueria Bob Beef. O aumento na demanda também forçou outra mudança: Almeida deixou o apartamento e alugou uma casa para ter mais espaço e evitar problemas com vizinhos. O próximo passo foi comprar um ponto e abrir uma hamburgueria com salão e mesas na região da Tijuca – mas o resultado não foi bom como o esperado.
“A loja ficava fazia de segunda a quinta e lotava aos finais de semana. Eu precisava fechar o delivery para atender as mesas”, diz Almeida. A experiência durou cerca de um ano. Ele acabou abrindo mão do salão para se concentrar apenas nas entregas.
Crescimento
A Bob Beef tem hoje três cozinhas e 30 funcionários em diferentes bairros do Rio. A hamburgueria começou atendendo em vários aplicativos de entrega, mas acabou fechando um contrato de exclusividade com o iFood. Entre os benefícios estão taxas menores e melhor posicionamento na plataforma.
A rede também tem um aplicativo e atende pedidos com equipe própria e terceirizada. “Ter uma plataforma ajuda a reduzir os custos, mas é preciso fazer com que ela se torne conhecida”, ressalta o empreendedor. Ele diz ter notado uma adesão maior após o início da pandemia. “O movimento de consumir do negócio local e do bairro cresceu.”
A Bob Beef atende cerca de 5 mil pedidos por mês. As vendas cresceram entre 15% e 20% nos últimos meses – um resultado que Almeida considera moderado. “Fomos impactados em outros aspectos. Perdi o fluxo da região central, onde o comércio funcionava, e o público que saía de bares e baladas e fazia pedidos de madrugada.”
O empreendedor se prepara para abrir, em setembro, uma quarta dark kitchen na cidade. Em dezembro, a hamburgueria também passará a funcionar em uma cozinha da Kitchen Central. O plano é que a parceria permita a chegada a outras cidades, começando por São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).
A Bob Beef hoje fatura em média R$ 450 mil por mês. O segredo para o sucesso nas entregas? Caprichar na qualidade do atendimento. “Uma coisa que fez a diferença foi o pós-venda. Ter proximidade com o cliente é um ponto-chave”

Por Luisa Sanches

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