•  terça-feira, 16 de abril de 2024

Empresárias contam estratégias para vender mais no Dia das Mães

Donas de uma empresa de objetos de decoração, Ane e Renata montaram um planejamento para a data, a segunda mais importante do ano para o comércio – só perde para o Natal.

O Dia das Mães é a segunda data mais importante do ano para o comércio e só perde para o Natal. Os empresários precisam se preparar para faturar mesmo com a pandemia do coronavírus.
Ane Oliveira e Renata Arndt são sócias de uma empresa de objetos de decoração. As estratégias do negócio para o Dia das Mães deste ano já estão prontas, diferente de 2020, quando elas foram surpreendidas pela pandemia.

O negócio aposta em uma fórmula que funcionou bem no Natal: a venda de kits montados em parceria com outras pequenas empresas.
De acordo com Eduardo Vils, consultor de finanças e varejo, unir forças nesse momento é uma estratégia valiosa para os negócios.
Os kits custam de R$ 70 a R$ 150. A parceria que as empresárias fizeram com outros negócios traz um benefício para o consumidor: frete único para receber produtos de diferentes empresas. Para quem vende, a vantagem é ter o produto divulgado pelos negócios parceiros.
“É muito importante marcas com propósito parecidos, com entregas similares, com a mesma vocação que a sua marca. Não adianta juntar uma empresa que pensa em A, a outra pensa em C, que não dá match”, diz Eduardo.
Direcionar a campanha para o público certo também ajuda a converter venda. No Dia das Mães, por exemplo, o pequeno empresário precisa focar em dois perfis. De um lado, a mãe, que vai desejar receber aquele presente. De outro, o filho ou a pessoa responsável por fazer a compra.
A divulgação em redes sociais e o uso de aplicativos de mensagens para falar com os clientes também fazem parte da estratégia para alavancar as vendas.
O pequeno negócio precisa oferecer vantagens para se destacar: desconto no pagamento à vista, opção de parcelamento, pagamento com boleto ou em mais de um cartão de crédito.
“Engajar sua empresa em ações sociais é muito legal. Em vez da pessoa pensar em desconto, ela fala: ‘vou comprar daquela marca porque ela é legal, vou presentear minha mãe, que é uma pessoa querida, e ainda vou ajudar a sociedade”, diz o consultor.
Com a estratégia já em prática, Ane e Renata estão confiantes do sucesso com as vendas de Dia das Mães e já traçam metas de crescimento para o resto do ano.
“No ano passado, a gente já teve um crescimento de aproximadamente 120% das nossas vendas. Este ano, a gente tá com a expectativa de dobrar novamente. A gente quer bater mais um crescimento de 100% em cima do que a gente vendeu no ano passado”, conta Ane.
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Consultor de finanças e varejo Eduardo Vils
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Por Luisa Sanches

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