•  sexta-feira, 14 de junho de 2024
Apocalipse

Apocalipse

Ao pé da letra, segundo o dicionário, significa: 1. RELIGIÃO qualquer dos antigos escritos judaicos ou cristãos (esp. o último livro canônico do Novo Testamento, atribuído a são João) que contém revelações, em particular sobre o fim do mundo, e apresentadas, quase sempre, sob a forma de visões – 2. POR EXTENSÃO obra ou discurso obscuro, escatológico, aterrorizante. Apocalipse é uma palavra com origem no termo grego apokálypsis que significa “revelação” ou “ação de descobrir”.  Em sentido figurado o apocalipse pode ser um discurso obscuro ou um cataclismo.

Já ouvimos falar de Apocalipse como uma série de episódios profetizados que culminarão no fim do mundo, ou seja, o fim da vida terrestre como é atualmente conhecida. Na bíblia, a palavra apocalipse é usada como sinônimo do Armagedom, um evento bíblico caracterizado pela luta final entre Deus, os pecadores terrestres e o diabo.

Atualmente, muitas pessoas usam o termo “é o apocalipse” para determinar situações as quais determinam o fim dos tempos. Chega a ser engraçado pois no mundo existem diversas catástrofes naturais. Os furacões provocam a destruição através da intensidade do vento. Os terremotos podem devastar uma área como consequência dos movimentos internos da Terra. A lava de erupções vulcânicas destrói tudo o que estiver na sua frente. As chuvas torrenciais provocam enchentes e todo tipo de consequência nos territórios afetados. Todas estas catástrofes são consideradas cataclismos. Neste sentido, o cataclismo se refere a toda situação que gera destruição e desilusão, normalmente acompanhada de vítimas e feridos, assim como uma série de consequências indesejáveis como a destruição do meio natural.

O conceito cataclismo não se refere exclusivamente aos desastres naturais e a sua capacidade destruidora, também pode referir-se a situações graves nas quais o conjunto da sociedade se encontra em uma situação dramática. E aí entra o nosso cotidiano. São várias situações dramáticas.

Existe um termo chamado de cataclismo social, usado para designar a explosão de estruturas sociais desenfreadas e desordenadas, que demonstram a incompatibilidade de pensamentos, padrões, comportamentos totalmente fora de padrões.

Olhamos ao nosso redor e temos, algumas vezes, a sensação que estamos vivendo o verdadeiro caos. As pessoas não se entendem, não ponderam, são irredutíveis em suas loucuras. Odeiam umas as outras sem nem saberem porquê.  Estamos vivendo tempos de reais catástrofes mundiais e principalmente de catástrofes sociais. É preciso que tenhamos consciência que temos responsabilidades na destruição do meio natural, afinal a ação do homem está destruindo nosso planeta. Mas devemos mais que tudo, ter ciência do quanto somos responsáveis pelo caos social instalado na sociedade. Falta amor, solidariedade, compaixão e respeito.

Ler Anterior

GOVERNO SUSPENDE REAJUSTE DO DIESEL

Ler Próxima

Superpoderes